Estudo das propriedades mecânicas do polietileno de baixa densidade aditivado com diferentes sistemas estabilizantes de luz, convencionais e nanopartículas, quando submetidos à radiação ultravioleta
Carregando...
Data
Data de publicação
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Resumo
Os materiais termoplásticos são sensíveis à radiação ultravioleta (UV), cuja exposição pode acarretar mudanças estruturais, ocasionando alterações em propriedades mecânicas e de aparência. A faixa de radiação ultravioleta entre 250-400 nm é considerada a mais agressiva para os polímeros e, em exposições prolongadas, resulta na quebra e/ou reticulação de cadeias. Os aditivos estabilizantes de luz, sejam bloqueadores ou absorvedores, são adicionados aos polímeros com o objetivo de proteger quanto à exposição às intempéries, prolongando a vida útil do produto final. A escolha do sistema de aditivação estabilizante de luz adequado depende de fatores como resina, aplicação final, espessura, localização geográfica de exposição, presença de cargas na composição, contato com produtos químicos, entre outros. Este estudo avaliou diferentes sistemas de aditivação: orgânicos convencionais, inorgânicos à base de nanotecnologia e a sinergia entre ambos, no que tange às propriedades mecânicas quando aplicados ao polietileno de baixa densidade (PEBD). Considerando os resultados das análises mecânicas estudas após 2500 h de envelhecimento acelerado, observou-se um melhor desempenho na amostra de PEBD com aditivação do tipo estabilizante de luz amina impedida (HALS) combinada com absorvedor de luz. Entre as amostras de PEBD com nanopartículas, a que apresentou melhor resultado foi amostra de PEBD com aditivação do tipo HALS combinada com nano TiO2.
Como referenciar
POVEDA, P.N.S.; SILVA, L.A. Estudo das propriedades mecânicas do polietileno de baixa densidade aditivado com diferentes sistemas estabilizantes de luz, convencionais e nanopartículas, quando submetidos à radiação ultravioleta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 9001. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27288. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.