Uso de mini-espectrômetro de fluorescência de raios X como alternativa para a prática clínica de dialisados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Remecs
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Neste estudo, o uso de equipamento compacto e portátil, baseado na tecnologia de Fluorescência de Raios X, foi empregado para execução de análises bioquímicas (dosagens de íons) em microamostras de fluidos corpóreos depositadas em papel. Foi realizada a análise simultânea de íons de relevância clínica e nutricional (Ca, Cl, Fe, K, P e S), em sangue total de pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) submetidos a tratamento dialítico. Durante a investigação as concentrações obtidas em sangue total levaram a resultados que corroboram com o quadro clínico obtido pelas análises convencionais. Com os dados do presente foi possível elaborar uma discussão sobre a viabilidade de uso deste equipamento para a realização desses exames bioquímicos em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), gerando melhorias na qualidade de vida de populações ribeirinhas, bem como no âmbito econômico em função de sua aplicabilidade com menor custo. Descritores: Íons, Sangue, Análise Clínica.

Como referenciar
SOUZA, CATARINA da S.; ZAMBONI, CIBELE B.; MOURA, LARISSA A.S.; METAIRON, SABRINA; SILVA, DALTON G.N. da. Uso de mini-espectrômetro de fluorescência de raios X como alternativa para a prática clínica de dialisados. Revista Remecs, v. 8, n. 14, p. 52-60, 2023. DOI: 10.24281/rremecs2023.8.14.52-60. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34367. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções