Análise cienciométrica de produção científica por meio de dissertações e teses: uma experiência brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2007

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESO IBEROAMERICANO DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGIA, 7.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Estudo de produção científica para conhecer aspectos da institucionalização cognitiva da atividade de pesquisa no Brasil, por meio da análise de dissertações e teses. A produção de indicadores, em moldes tradicionais, baseia-se na análise de artigos publicados em revistas de prestígio internacional. A utilização desses dados é recorrentemente criticada. Com efeito, não há relação direta entre a atividade intelectual produtiva e a publicação em periódicos internacionais, fato que parece ser aplicável à maioria dos países. Presume-se que há um trabalho intelectual altamente produtivo que antecede a publicação de artigos. É necessário, portanto, identificar as variáveis inerentes a esse processo, que sejam legítimas para descrever a atividade coletiva de pesquisa. Estas constatações solicitam a formulação de hipóteses alternativas de trabalho, adequadas para os contextos em que se desenvolve a atividade científica. Em nosso caso, partimos do pressuposto de que as dissertações e teses podem revelar aspectos importantes da atividade científica do país. Sustenta tal hipótese o fato de serem as dissertações e teses produzidas e avaliadas em instâncias acadêmicas altamente organizadas e controladas. No caso brasileiro, as dissertações e teses ganham maior significado porque são produzidas no espaço principal de pesquisa científica do país, que são os programas de pós-graduação. A metodologia de pesquisa utilizada combina métodos bibliométricos avançados e softwares de construção de mapas da ciência, que permitem visualizar temas de pesquisa. A pesquisa aplica os métodos bibliométricos e apresenta como solução, para os problemas encontrados, os procedimentos propostos pela área da Organização e Representação da Informação. Os resultados obtidos estão exemplificados em estudos realizados em duas áreas do conhecimento distintas de Energia Nuclear e Ciência da Informação. Os dados empíricos da pesquisa foram obtidos nas bases de dissertações e teses da CAPES e IPEN/SP. Além de indicadores sobre as temáticas de pesquisa, que são úteis para subsidiar políticas científicas, foram obtidos outros resultados importantes: a capacitação da equipe na elaboração de produção de indicadores e a sinalização de que os métodos bibliométricos são apropriados e necessários para a gestão de qualidade de bases de dados bibliográficas que registrem a Produção Cientifica.

Como referenciar
SANTOS, RAIMUNDO N.M. dos; KOBASHI, NAIR Y.; BRESSIANI, JOSE C.; IGAMI, MERY P.Z. Analise cienciometrica de producao cientifica por meio de dissertacoes e teses: uma experiencia brasileira. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGIA, 7., 23-25 maio, 2007, São Paulo, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/16725. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções