Identificacao de residuos de disparos de armas de fogo por espectrometria de massas com fonte de plasma indutivo
Carregando...
Data
Data de publicação
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista de Medicina Legal, Direito Medico e da Saude
Resumo
A violência derivada dos crimes envolvendo armas de fogo representa um dos maiores problemas da sociedade atual. Muitas técnicas modernas têm surgido nos últimos anos para identificar suspeitos de crimes. O presente trabalho descreve a técnica de identificação de traços de resíduos de disparos de armas de fogo nas mãos de atiradores voluntários por meio da Espectrometria de Massas com Fonte de Plasma Indutivo, utilizando-se como metodologia de coleta swabs (cotonetes) embebidos em uma solução de EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) usado como agente complexante. Para se estabelecer padrões de “impressões digitais químicas” associados aos atiradores, foram utilizados gráficos ternários de razões percentuais, que demonstram razões específicas entre as quantidades de antimônio (Sb), bário (Ba) e chumbo (Pb) antes e imediatamente após a realização de disparos de testes, apontando uma notável distinção entre as duas situações. Resultados similares foram obtidos em mãos de atiradores diversos, indicando a existência de uma assinatura química do disparo nas mãos destes.
Como referenciar
REIS, EDSON L.T. dos; SARKIS, JORGE E. de S.; RODRIGUES, CLAUDIO; NEGRINI NETO, OSVALDO; VIEBIG, SONIA. Identificacao de residuos de disparos de armas de fogo por espectrometria de massas com fonte de plasma indutivo. Revista de Medicina Legal, Direito Medico e da Saude, v. 1, n. 3, p. 24-30, 2005. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5464. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.