Estudo da imobilização de rejeitos radioativos em matrizes asfálticas e resíduos elastoméricos utilizando a técnica de microondas
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Sumair Gouveia de Araujo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
No presente trabalho, foi utilizada a técnica de aquecimento por microondas para estudar a imobilização de rejeitos radioativos de nível de atividade baixo e médio, como resinas de troca iônica exauridas, empregadas na remoção de íons indesejáveis dos circuitos primários de refrigeração de reatores nucleares refrigerados a água, e aquelas usadas em colunas de separação química e radionuclídica no controle de qualidade de radioisótopos. Matrizes betuminosas reforçadas com alguns tipos de borrachas (Neoprene®, Silicone e Etileno Vinil Acetato - EVA), provenientes de material descartado ou sobras de produção, foram utilizadas para incorporação dos rejeitos radioativos. As irradiações das amostras foram feitas em um forno de microondas caseiro, que opera com freqüência de 2.450MHz e possui potência de 1.000W. As amostras foram caracterizadas, empregando-se ensaios de penetração, resistência à lixiviação, pontos de amolecimento, fulgor e combustão, termogravimetria e microscopia óptica. Os resultados obtidos mostraram-se compatíveis com os padrões dos componentes das matrizes, indicando que esta técnica é uma alternativa bastante útil aos métodos de imobilização convencionais e para esses tipos de rejeitos radioativos.
Como referenciar
CARATIN, REINALDO L. Estudo da imobilização de rejeitos radioativos em matrizes asfálticas e resíduos elastoméricos utilizando a técnica de microondas. Orientador: Sumair Gouveia de Araujo. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2007.tde-13062008-154046. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11574. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.