Comportamento dosimétrico em função da energia dos elétrons do simulador de tecido humano obtido do látex de borracha natural radiovulcanizado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2006

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Na radioterapia se utilizam feixes de elétrons, provenientes de aceleradores de elétrons, e radiação gama, proveniente de fonte de cobalto. A dose de irradiação aumenta quando penetra o tecido do paciente, atingindo um valor máximo em profundidades que variam com a energia dos elétrons e o tipo de tecido. Por isso, no tratamento radioterapêutico de câncer superficial, os tecidos sadios acabam sendo destruídos, devido à impossibilidade de se controlar o alcance dos feixes incidentes. É então utilizado um simulador de tecido humano para superficializar a dose máxima. O simulador de tecido estudado neste trabalho foi obtido a partir do látex de borracha natural vulcanizado com radiação gama na presença do radiossensibilizador acrilato de n-butila (3 phr). Após a adição da carga de TiO2 (12phr), as placas de borracha de 3 mm foram obtidas pelo método do derrame. O comportamento dosimétrico foi estudado em função da energia dos elétrons (6, 12 e 18 MeV). Das curvas de porcentagem de ionização foram obtidos os valores de profundidade para a porcentagem de ionização máxima (100%) e para 80%, correspondente ao intervalo radioterapêutico da radiação.

Como referenciar
GUEDES, S.M.L.; TOMIMASU, S. Comportamento dosimetrico em função da energia dos eletrons do simulador de tecido humano obtido do latex de borracha natural radiovulcanizado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Resumos... p. 7812. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/20074. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento