Estudo comparado das percepções de risco nuclear e ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Afonso Rodrigues de Aquino

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Com a necessidade de novas formas de produção de energia para conter a crise ambiental e o aquecimento global, novas tecnologias têm sido estudadas e a energia nuclear foi apontada como uma das saídas para a produção de energia limpa. O estudo do risco está diretamente relacionado ao estudo de sua percepção, que determina a maneira de agir do ser humano e, portanto influencia na aplicação de novas tecnologias, uma vez que o reconhecimento de algo como perigoso é determinado por fatores sócio históricos. Este estudo teve como objetivo comparar as percepções de risco nuclear e ambiental, em um grupo de estudantes universitários, com a aplicação de uma pesquisa, no período de 31 de março a 31 de maio de 2010, contendo: imagens de fatos históricos para serem nomeados; estruturação de uma escala de risco para determinadas atividades; e um questionário sobre riscos e benefícios relacionados ao tema da pesquisa. A análise dos resultados evidenciou uma diminuição da percepção do risco nuclear em relação ao risco ambiental na população estudada.

Como referenciar
BOEMER, VERONICA A. Estudo comparado das percepções de risco nuclear e ambiental. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2011.tde-26082011-102051. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10011. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções