Estudo de compostos orgânicos persistentes em aguas destinadas ao abastecimento publico na região de Santo André, SP. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

Agua: Gestao Integrada de Ambientes Costeiros e Impactos Ambientais

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como foco de estudo investigar agentes impactantes que estão contribuindo para o empobrecimento da qualidade da Represa do Pedroso, Município de Santo 25 André. Foi desenvolvida e validada uma metodologia analítica para o diagnóstico ambiental da represa, identificando a qualidade da água superficial e do sedimento quanto à presença de HPAs, auxiliando no plano de gestão de recursos hídricos do Município, subsidiando ações para melhorar seu gerenciamento. A Represa é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, situada às margens da Represa Billings, principal corpo aquático potabilizável 30 pertencente à Região Metropolitana de São Paulo, fornecendo 7% da água potável captada do Município, aproximadamente 11 milhões de litros. A área tem grande potencial de avanço populacional, principalmente de favelas próximas, além do início da construção de um rodoanel que poderá prejudicar em muito a qualidade da água da represa. A estratégia consistiu no desenvolvimento de metodologia para identificação e quantificação de alguns compostos 35 orgânicos HPAs, utilizando a técnica de extração em fase sólida (SPE) para concentração e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) para determinação dos compostos. A identificação e quantificação destes compostos poderão auxiliar aos órgãos legisladores na revisão das leis vigentes para o controle ambiental.

Como referenciar
BRITO, CARLOS F.; MARTINS, ELAINE A.J.; SOUZA, RENATA R.; OTOMO, JULIANA I.; FURUSAWA, HELIO A.; FERNANDES, DANUBIA; COTRIM, MARYCEL E.B.; PIRES, MARIA A.F. Estudo de compostos organicos persistentes em aguas destinadas ao abastecimento publico na regiao de Santo Andre, SP. Desenvolvimento e validacao de metodologia analitica. In: MESSIAS, ARMINDA S. (org.); COSTA, MARCOS R. (org.). Agua: Gestao Integrada de Ambientes Costeiros e Impactos Ambientais. p. 1-10. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/22994. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções