Determinação de constituintes inorgânicos em plantas medicinais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, realizou-se uma revisão a partir de alguns trabalhos nos quais foram determinadas a constituição inorgânica em plantas de uso medicinal por meio da técnica de Análise por Ativação Neutrônica Instrumental (INAA). Dentre estes trabalhos, são abordados os teores dos elementos tóxicos ao ser humano e a contribuição para a recomendação destas plantas como fontes minerais na dieta alimentar. A determinação e quantificação elementar foram feitas por meio da técnica de Análise por Ativação Neutrônica Instrumental. São apresentadas as concentrações de elementos essenciais e não essenciais (As, Ba, Br, Ca, Cl, Co, Cr, Cs, Fe, Hf, K, Mg, Mn, Na, Rb, Sb, Sc, Se, Ta, Th, Ti, U, V, Zn e Zr) em plantas medicinais escolhidas entre as mais utilizadas popularmente, dentre as 66 catalogadas para comercialização pela Anvisa. Conclui-se que estas pesquisas colaboram com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, promovendo o acesso e a qualidade das espécies estudadas.

Como referenciar
SUSSA, FÁBIO V.; FRANCISCONI, LUCILAINE S.; GONÇALVES, RODOLFO D.M.R.; SANTOS, ALLAN; SILVA, PAULO S.C. da. Determinação de constituintes inorgânicos em plantas medicinais: uma revisão. In: SILVA, PAULO S.C. da (org.); ZAHN, GUILHERME S. (org.); SOUZA, FRANCISCO de A. (org.). Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear. São Paulo, SP: Blucher, 2022. , cap. 21. p. 197-204. DOI: 10.5151/9786555501483-21. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33073. Acesso em: 19 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções