Influência do tempo de síntese nas propriedades de híbridos PtRu/carbono preparados pelo método da carbonização hidrotérmica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Periódico Tchê Química
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Introdução: Eletrocatalizadores PtRu/C apresentam bons resultados para a eletro-oxidação do metanol. A atividade destes eletrocatalisadores é fortemente dependente do método de síntese. Adicionalmente, o uso de carbonos mesoporosos ou nanoestruturados aumentam o desempenho de eletrocatalisadores usados para a eletro-oxidação de álcoois. A carbonização hidrotérmica é uma alternativa para obter diferentes nanoarquiteturas sem envolver condições drásticas. Objetivos: Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do tempo de síntese nas propriedades de híbridos PtRu/Carbono preparados pelo método da carbonização hidrotérmica. Métodos: Híbridos PtRu/Carbono foram preparados por carbonização hidrotérmica em diferentes tempos (6 h e 12 h). A celulose foi a fonte de carbono e agente redutor e H2PtCl6.6H2O e RuCl3.xH2O foram as fontes de metais e catalisadores do processo de carbonização. Os materiais foram tratados a 900 °C e caracterizados por espectroscopia por energia dispersiva de raios-X, termogravimetria, isotermas de B.E.T., difração de raios-X, microscopia eletrônica de transmissão e voltametria cíclica. A eletro-oxidação do metanol foi estudada por cronoamperometria. Resultados: O aumento de 6 para 12 h de síntese, aparentemente, resultou em aumento do tamanho médio de partículas, redução do volume de mesoporos e aumento da área superficial e do volume total de poros. A cronoamperometria da eletro-oxidação do metanol sobre os híbridos PtRu/Carbono indicaram uma maior eletroatividade para o material preparado em 6 h. Discussão: Provavelmente, a maior eletroatividade do material preparado em 6 h está associada ao menor tamanho de partícula, à estrutura de mesoporos e conteúdo de óxidos superficiais. Conclusões: Portanto, é possível afirmar que o tempo de síntese é um importante parâmetro que afeta as propriedades físico-químicas de híbridos metal/carbono obtidos pelo método da carbonização hidrotérmica.

Como referenciar
TUSI, MARCELO M.; POLANCO, NATALY S. de O.; VILLALBA, JUAN C.; ANAISSI, FAUZE J.; OLIVEIRA NETO, ALMIR; SPINACE, ESTEVAM V. Influência do tempo de síntese nas propriedades de híbridos PtRu/carbono preparados pelo método da carbonização hidrotérmica. Periódico Tchê Química, v. 20, n. 44, p. 1-14, 2023. DOI: 10.52571/PTQ.v20.n44.2023_01_TUSI_pgs_01_14.pdf. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34380. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções