Uso do hidrogênio no transporte público da cidade de São Paulo
dc.contributor.advisor | Eduardo Lobo Lustosa Cabral | pt_BR |
dc.contributor.author | PALADINO, PATRICIA A. | pt_BR |
dc.coverage | Nacional | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T12:42:19Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T13:59:55Z | |
dc.date.available | 2014-10-09T12:42:19Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-09T13:59:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.description.abstract | O hidrogênio pode ser considerado um importante e promissor vetor energético, podendo ser utilizado para substituir os combustíveis fósseis no setor de transportes por meio de células a combustível. Existem muitos métodos de se produzir hidrogênio. Estes métodos incluem a reforma de gás metano, a eletrólise e processos termo químicos. Uma grande quantidade de energia é necessária para se produzir hidrogênio. Em muitos processos de produção de hidrogênio, a energia de entrada necessária é na forma de calor ou eletricidade. O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade da produção de hidrogênio eletrolítico, utilizando-se energia disponível do sistema interligado nacional da cidade de São Paulo. Para atingir este objetivo estudou-se o sistema elétrico brasileiro, a tecnologia de produção, armazenamento e transporte do hidrogênio, analisando-se os custos e a avaliação ambiental de cada item. Calculou-se as externalidades negativas da poluição ambiental causada pela frota de ônibus movidos a diesel e por meio das análises e estimativas mostrou-se a viabilidade de substituição dos ônibus a diesel por ônibus a hidrogênio e a consequente melhora na qualidade socioambiental da população da cidade de São Paulo. | pt_BR |
dc.description.notasgerais | Tese (Doutoramento) | pt_BR |
dc.description.notastese | IPEN/T | pt_BR |
dc.description.teseinstituicao | Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP | pt_BR |
dc.format.extent | 195 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PALADINO, PATRICIA A. <b>Uso do hidrogênio no transporte público da cidade de São Paulo</b>. Orientador: Eduardo Lobo Lustosa Cabral. 2013. 195 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/T.85.2013.tde-24102013-112007">10.11606/T.85.2013.tde-24102013-112007</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10596. | |
dc.identifier.doi | 10.11606/T.85.2013.tde-24102013-112007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10596 | pt_BR |
dc.local | São Paulo | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | electrocatalysts | pt_BR |
dc.subject | hydrogen production | pt_BR |
dc.subject | hydrogen storage | pt_BR |
dc.subject | fuel cells | pt_BR |
dc.subject | transport | pt_BR |
dc.subject | public policy | pt_BR |
dc.subject | economic impact | pt_BR |
dc.subject | public relations | pt_BR |
dc.subject | human factors | pt_BR |
dc.subject | environmental impacts | pt_BR |
dc.subject | environmental quality | pt_BR |
dc.subject | pollution control | pt_BR |
dc.subject | brazil | pt_BR |
dc.title | Uso do hidrogênio no transporte público da cidade de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of hydrogen in the public transport of sao paulo city | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipen.autor | PATRICIA ANDREA PALADINO BIATY | |
ipen.codigoautor | 3432 | |
ipen.contributor.ipenauthor | PATRICIA ANDREA PALADINO BIATY | |
ipen.date.recebimento | 14-02 | pt_BR |
ipen.identifier.ipendoc | 19873 | pt_BR |
ipen.identifier.localizacao | T621.35 / P153u | pt_BR |
ipen.meioeletronico | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-24102013-112007/pt-br.php | pt_BR |
ipen.type.genre | Tese | |
relation.isAuthorOfPublication | 335e1de6-408d-4845-a878-470329f969ed | |
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sigepi.autor.atividade | PALADINO, PATRÍCIA A.:3432:420:S | pt_BR |