Estudo da moagem de alta energia de latas de alumínio utilizando o NaCl como agente controlador de processo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2018

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O elevado consumo de energia elétrica para obtenção de alumínio via mineração e a grande quantidade de sucata gerada e desperdiçada em todo o mundo tem motivado a pesquisa cientifica quanto à reciclagem e reutilização do metal. A moagem de alta energia (MAE) é uma das rotas de processamento que pode ser empregada para reciclagem desta sucata. A natureza dúctil do Al demanda a utilização de um agente controlador de processo (ACP), para coibir a soldagem a frio e a aderência excessiva do alumínio no ferramental de moagem, favorecendo a fratura das partículas. O cloreto de sódio (NaCl) é um sal inorgânico de baixo custo e fácil obtenção, mencionado na literatura como potencial ACP para a MAE. O trabalho tem como objetivo investigar a obtenção de pó de alumínio obtido via MAE partindo de embalagens recicláveis deste metal, utilizando 2% em massa de NaCl como ACP. Inicialmente as latas de alumínio foram trituradas em pequenos fragmentos de 5 a 10 mm utilizando-se um moinho de facas. Esses fragmentos foram processados em um moinho planetário com razão bola pó de 15:1. O tempo de moagem variou de 1 a 10 horas, com uma rotação de 350 rpm em atmosfera controlada (argônio purificado). O rendimento da moagem foi determinado com base na porcentagem de pó efetivamente solto (não aderido) relativa à carga inicial. Os pós foram caracterizados quanto à microestrutura, morfologia das partículas e composição química. Para tal, utilizou-se as técnicas de microscopia eletrônica de varredura, área de superfície específica, difração de laser, espectroscopia de energia dispersiva e difração de raios X. Os resultados demonstraram que o NaCl é bastante efetivo como agente controlador, propiciando alto rendimento e partículas finas e equiaxiais.

Como referenciar
OLIVEIRA, M.C.; LEAL NETO, R.M.; GATAMORTA, F.G. Estudo da moagem de alta energia de latas de alumínio utilizando o NaCl como agente controlador de processo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 6723-6723. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29615. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento