Obtenção do condutor iônico Li7La3Zr2O12 por meio de reação de estado sólido

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2016

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Eletrólitos sólidos à base de lítio para baterias têm sido investigados por serem mais seguros e apresentarem propriedades mais adequadas, além de fornecerem maior densidade de potência do que os eletrólitos poliméricos convencionais. Visando obter condutores iônicos à base de Li7La3Zr2O7 (LLZ) foi utilizado o método de mistura de óxidos seguido de reação em estado sólido. Os precursores foram misturados, calcinados, conformados e sinterizados. Foram empregadas diferentes condições de temperatura e taxas de aquecimento e resfriamento e tipos de cadinhos na etapa de calcinação. Após cada etapa o material foi analisado por difração de raios X para identificação das fases cristalinas. A densidade aparente foi determinada por medidas geométricas. Observou-se que o zirconato de lantânio é obtido após a sinterização principalmente quando o carbonato de lítio é utilizado. A utilização do hidróxido de lítio favoreceu a obtenção da fase LLZ logo após a calcinação. As condições de calcinação e sinterização revelaram ser determinantes para a obtenção do LLZ nas fases tetragonal ou cúbica.

Como referenciar
SOUZA, J.P.; MUCCILLO, E.N.S. Obtenção do condutor iônico Li7La3Zr2O12 por meio de reação de estado sólido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 60., 15-18 de maio, 2016, Aguas de Lindóia, SP. Anais... p. 1300-1311. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26986. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções