Formulações de biotintas à base de alginato contendo suspensão de células e esferóides, considerando parâmetros otimizados no fatiamento
Carregando...
Data
Data de publicação
2019
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th
Resumo
A biotecnologia está ligada a várias ciências, porém, nos últimos anos, devido ao aumento da expectativa de vida da população, diversas abordagens foram destacadas como alternativa para minimizar os problemas decorrentes da idade. Nesse contexto, a engenharia de tecidos emerge uma ciência que visa projetar e ou sintetizar tecidos biocompatíveis capazes de favorecer a regeneração, melhorando aspectos da qualidade de vida da população. Uma das ferramentas mais usadas na engenharia de tecidos é a bioimpressão 3D, que envolve vários parâmetros: modelagem 3D, estruturação, maturação e análise. Vale ressaltar que o bioink consiste em formulações de célula esférica (esferóide) / agregado celular, que também podem conter moléculas ativas e biomateriais. No presente trabalho, foi realizado uma comparação entre diferentes biotintas à base de alginato, considerando uma formulação contendo suspensão celular e outra esferóides. Utilizaram-se fibroblastos de camundongo da cepa 3T3. No entanto, para a produção de esferóides, foi utilizada a técnica de Hidrogéis não Adesivo micromoldados, considerando o hidrogel de agarose. Os parâmetros utilizados no processo de bioimpressão foram otimizados usando o software Simplify 3D®. As análises dos construtos obtidos nas duas formulações dos biótipos foram realizadas por meio de Microscopia de Fluorescência, sendo possível analisar aspectos do diâmetro do filamento, dispersão celular e proliferação celular. Em relação ao diâmetro do filamento, a formulação contendo apenas a suspensão celular resultou em diâmetros mais uniformes. Em relação à dispersão celular, ambas as formulações apresentaram resultados satisfatórios, resultando em uma distribuição homogênea em todo o filamento e os resultados sobre a proliferação celular foram promissores. A bioimpressão não é um processo trivial e envolve vários parâmetros e processos; no entanto, foi possível obter resultados interessantes usando uma bioimpressora de baixo custo.
Como referenciar
OLIVEIRA, A.P.; RODAS, A.C.D.; DERNOWSEK, J.A.; QUEIROZ, A.; SANTOS, F.A.; RICCARDI, C.S. Formulações de biotintas à base de alginato contendo suspensão de células e esferóides, considerando parâmetros otimizados no fatiamento. In: WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th, October 29-31, 2019, São Paulo, SP. Abstract... São Paulo, SP: , 2019. p. 424-424. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32173. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.