Estudo da reciclagem do poli(tereftalato de etileno) - PET pos-consumo e de suas propriedades, quando submetido a radiacao ionizante

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Leonardo Gondim de Andrade e Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os materiais plásticos possuem papel importante na transformação do estilo de vida das pessoas e é cada vez mais utilizado na produção e consumo pela população mundial. O material plástico tornou possível o fenômeno do crescimento de produtos descartáveis. Como conseqüência desta conjuntura, a reciclagem desses materiais torna-se opção obrigatória da sociedade moderna. A economia proporcionada pela reutilização dos materiais reciclados é vantajosa não apenas em consideração à reutilização dos recursos naturais envolvidos nestes produtos, mas principalmente pelo beneficio proporcionado no que tange a preservação das questões ambientais. Dentro do grande universo dos plásticos e embalagens plásticas disponíveis no mercado atual, no decorrer deste trabalho, foi realizada a reciclagem mecânica das embalagens pós-consumo, produzidas a partir do polímero PET, e mais especificamente às garrafas utilizadas na embalagem de bebidas em geral como, por exemplo, bebidas carbonatadas, água mineral, isotônicos e similares. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar a reciclagem do PET de origem pós-consumo, e avaliar os efeitos provocados pela ação de diferentes doses de radiação ionizante, nas propriedades deste polímero reciclado, tendo como referência o PET virgem. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os efeitos provocados pela ação da radiação ionizante a partir de feixe de elétrons proveniente de aceleradores de elétrons e, raios gama emitidos por fonte de 60Co, promoveram a predominância das reações de cisão aleatória da cadeia principal do PET, com conseqüente queda da massa molar do polímero. Fato este comprovado pelos ensaios de índice de fluidez e viscosidade intrínseca. Também foi realizada a análise térmica por calorimetria exploratória diferencial (DSC) comprovando a diminuição da massa molar do PET irradiado.

Como referenciar
SANTOS, ANTONIO C. dos. Estudo da reciclagem do poli(tereftalato de etileno) - PET pos-consumo e de suas propriedades, quando submetido a radiacao ionizante. Orientador: Leonardo Gondim de Andrade e Silva. 2008. 62 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2008.tde-21082009-141715. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11723. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções