O efeito cooperativo em amostras vítreas de TeO2-ZnO dopadas com Yb3+

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da luminescência cooperativa em um vidro de composição binária TeO2-ZnO. Alto índice de refração (2,1), densidade de 5,5 g/cm3 , larga janela de transmissão (0,36- 6,50 μm) e altas secções de choque de absorção e de emissão são características do referido sistema vítreo. A emissão medida na região do visível, em torno de 500 nm, indica presença da luminescência cooperativa, pois corresponde à metade do valor do comprimento de onda da emissão relativa à região do infravermelho próximo (1000 nm).

Como referenciar
KOBAYASHI, RENATA A.; JAKUTIS NETO, JONAS; WETTER, NIKLAUS U.; KASSAB, L.R.P. O efeito cooperativo em amostras vítreas de TeO2-ZnO dopadas com Yb3+. Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, v. 20, p. 54-56, 2006. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5347. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções