Avaliação de processo de otimização de protocolo tomográfico para exames de tórax e crânio em um hospital universitário
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Linda Viola Ehlin Caldas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
A tomografia computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante, sendo uma das principais fontes de exposição à radiação a que se pode estar exposta na atualidade. Apesar de seus benefícios, como a alta qualidade de imagens e diagnósticos mais precisos, a TC envolve doses consideráveis de radiação. O trabalho aborda a otimização dos protocolos de tomografia computadorizada para exames de tórax e crânio em pacientes adultos, com foco na redução da dose de radiação sem comprometer a qualidade das imagens. O estudo foi realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), utilizando um tomógrafo Philips Incisive CT. A otimização dos protocolos foi feita através de modificações em parâmetros técnicos como produto corrente-tempo (mAs) e pitch. Essas alterações foram testadas utilizando um objeto simulador (fantoma) para avaliar as variações no CDTIvol, ruído e razão contraste ruído - RCR. Para o protocolo de TC para exames de tórax foram feitas 5 sugestões, comparando às demais sugestões realizadas, a de número cinco destacou-se como a mais eficiente, apresentando o menor valor de dose por volume (CTDIvol) e melhor qualidade de imagem em termos de RCR e ruído. No entanto, em comparação ao protocolo original, a sugestão cinco não foi a melhor opção para a utilização em ambientes clínicos. No caso do protocolo de TC para exames de crânio, foram feitas 8 sugestões de protocolos e a que mais teve destaque foi o protocolo 1, sendo a melhor opção para o ambiente clínico. Um dos desafios enfrentados foi a necessidade de equilibrar a redução da dose de radiação com a manutenção da qualidade da imagem, o que é fundamental para a eficácia clínica dos exames de TC. O estudo seguiu as regulamentações da ANVISA e as recomendações internacionais para o controle de qualidade em tomografia computadorizada.
Como referenciar
AMORIM, PRISCILA S. Avaliação de processo de otimização de protocolo tomográfico para exames de tórax e crânio em um hospital universitário. Orientador: Linda Viola Ehlin Caldas. 2025. 67 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2025.tde-10102025-140218. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49484. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.