Estudo da influência do acabamento interno na corrosão de tubos de cobre

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2008

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSAO, 28.; INTERNATION CORROSION MEETING, 2nd
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Tubos de cobre ASTM C12200 (99,9%Cu-0,015-0,040%P) são utilizados mundialmente no transporte de água potável. Um dos parâmetros que influencia a resistência à corrosão por pite e a corrosão generalizada são as condições de acabamento interno dos tubos. O objetivo deste trabalho é investigar a influência do acabamento superficial no comportamento frente à corrosão de tubos de cobre usados comercialmente. Os tipos de acabamentos superficiais estudados foram: desengraxe, jateamento, e superfície sem tratamento, isto é, na condição obtida após trefilação. A resistência à corrosão foi investigada por meio de ensaios eletroquímicos em meio de cloreto de sódio 0,12 mol L-1. Um loop foi montado para simular as condições reais de uso. Antes e depois de todos os ensaios as superfícies dos tubos foram observadas por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados obtidos, tanto dos ensaios eletroquímicos realizados quanto a caracterização dos produtos de corrosão das amostras após exposição no loop, permitiram concluir que tubos sem tratamento são mais susceptíveis a corrosão por pite e o acabamento desengraxado possui maior resistência a corrosão quando comparado com o acabamento jateado em função do aumento da rugosidade superficial produzida neste acabamento.

Como referenciar
JESUS, A.C.N. de; MAGNABOSCO, R.; COSTA, I. Estudo da influência do acabamento interno na corrosão de tubos de cobre. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSAO, 28.; INTERNATION CORROSION MEETING, 2nd, May 12-16, 2008, Recife, PE. Anais... p. 1-14. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32977. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções