Avaliação do desempenho térmico das alvenarias de uma edificação em região de clima quente e seco
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Development
Resumo
Em climas quentes e secos, como em parte das regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil, a intensa radiação solar nas edificações aumenta o consumo de energia elétrica com ar condicionado, principalmente em construções com vedações de baixa resistência térmica. Neste cenário uma residência bioclimática foi construída, aplicando diferentes composições de paredes para avaliar suas propriedades térmicas em um cenário real. Este trabalho avaliou as temperaturas internas e externas de cada tipo de composição de parede durante um ano. Outros parâmetros físicos, como umidade, irradiância solar e refletância da tinta também foram medidos e analisados. Os custos e a economia foram calculados em um breve estudo de viabilidade, apontando o isolamento térmico com Poliestireno Expandido (EPS) como uma solução acessível para o problema de calor causado pela luz solar.
Como referenciar
MORAES, MARCIO R.; SANTOS, EVAFRAN M. dos; RAELE, MARCUS P. Avaliação do desempenho térmico das alvenarias de uma edificação em região de clima quente e seco. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 15205-15216, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n2-238. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32006. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.