Lasers não-ablativos de alta intensidade na apneia obstrutiva do sono

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2022

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

FORUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAUDE, 3.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
INTRODUÇÃO: O ronco primário e apneia grave representam as diferentes gravidades do mesmo distúrbio fisiopatológico, que afeta em torno de um bilhão de pessoas em todo o mundo. É mais frequentemente em homens e idosos. O ruído é causado pela vibração dos tecidos moles na área mais constrita das vias aéreas superiores. As opções terapêuticas usuais apresentam limitações e as publicações em literatura sobre os efeitos clínicos do uso de laser no manejo do ronco e AOS são escassas e pouco exploradas. OBJETIVOS: Após determinar as melhores condições de irradiação, este estudo tem como objetivo, avaliar o tratamento do ronco com irradiação de alta intensidade, sequencial e não-ablativa de dois lasers pulsados: Nd:YAG e Er:YAG (Lightwalker, Fotona). Os resultados obtidos com o tratamento são comparados às condições em linha de base. METODOLOGIA: Um estudo longitudinal, intervencionista e prospectivo está em andamento com a aprovação do comitê de ética em pesquisa. Até o momento, 32 de 40 voluntários que transitam entre ronco primário e apneia obstrutiva do sono moderada foram tratados em três sessões de irradiação laser não-ablativa. O intervalo entre as sessões foi de14 dias. O volume do espaço orofaríngeo foi analisado por registro fotográfico, de acordo com o índice Mallampati modificado. Saturação de oxigênio, gravidade do ronco e qualidade do sono também serão avaliados. RESULTADOS ESPERADOS: O principal resultado clínico obtido será a expansão da luz da via aérea superior pela diminuição da complacência tecidual. Com isso, redução ou eliminação do ronco.

Como referenciar
MENDES, VALERIA; AZEVEDO, LUCIANE H.; ZEZELL, DENISE M. Lasers não-ablativos de alta intensidade na apneia obstrutiva do sono. In: RIBEIRO, MARTHA S. (ed.). In: FORUM ON-LINE DE TECNOLOGIAS DA LUZ NA SAUDE, 3., 26-28 de maio, 2022, São Paulo, SP. Resumo... p. 3-3. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34399. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento