Tratamento de rejeito borra de petróleo pela técnica de pirólise com micro-ondas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Data de publicação:
Orientador
Leandro Goulart de Araujo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O rejeito borra oleosa é um grande passivo gerado pela indústria de petróleo, que contém radionuclídeos de origem natural (NORM) e é composto por água, petróleo bruto (frações mais pesadas) e sedimentos. Esse rejeito tem sido objeto de grande preocupação devido a seu grande volume, toxicidade química e radiológica e falta de regulamentação para deposição. O tratamento para secagem da borra oleosa por pirólise utilizando as micro-ondas é um método atraente para se fazer a retirada dos hidrocarbonetos e água, uma vez que fornece um processo de aquecimento rápido e seletivo, que pode ser utilizado para quebra de emulsão água/óleo, facilitando a separação dos hidrocarbonetos e água da fração sólida. O objetivo deste trabalho é desenvolver um método para secagem do rejeito borra oleosa gerado pela indústria de petróleo, por meio de pirólise utilizando micro-ondas, obtendo sedimento seco contendo radionuclídeos que poderão ser compactados e armazenados em menor volume e com maior segurança, e uma mistura de água/óleo que poderá ser destinada como resíduo não NORM. Foram tratadas utilizando as micro-ondas, amostras de rejeito borra oleosa in natura provenientes da indústria de extração de petróleo, os ensaios foram realizados adotando tempo e potência constantes. Os resultados mostraram que o tratamento utilizando o forno de micro-ondas se mostrou eficaz para tratamento de rejeito borra oleosa e obtenção de sedimento seco para as amostras que apresentavam maior teor de água e óleo.

Como referenciar
PAIXÃO, CLAUDIA M. Tratamento de rejeito borra de petróleo pela técnica de pirólise com micro-ondas. Orientador: Leandro Goulart de Araujo. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47989. Acesso em: 21 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções