Análise arqueométrica de um tijolo do período neobabilônico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2017

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

SIMPÓSIO DE DATAÇÃO POR MÉTODOS FÍSICOS, 2. - APLICAÇÕES EM ARQUEOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Um estudo sistemático foi efetuado em um tijolo de argila, com caracteres cuneiformes formando uma sentença completa, para determinar sua composição mineralógica, bem como os elementos maiores e traços presentes na peça através das técnicas de Difração de Raios X (DRX) e Análise por Ativação de Nêutrons Instrumental (AANI). Além disso a sua Idade foi determinada por Termoluminescência (TL) com o objetivo de avaliar se a amostra é arqueológica ou contemporânea. Estudos tipológicos de acordo com registros históricos sugerem que o tijolo foi fabricado no século VI a.C., durante a dinastia de Nabucodonosor o grande rei da Babilônia. Os resultados de DRX mostraram que o tijolo é constituído de cristais de quartzo, calcita, fluorita e pentlandita (Fe+2 4.5Ni4.5S8) e ralstonita (Na0.5(Al,Mg)(F,OH)6 . H2O). A presença da calcita na amostra indica que a temperatura de queima foi menor que 850 oC. Os estudos de TL, utilizando os cristas de quartzo, mostraram uma emissão TL com 5 picos, que foram ajustados teoricamente através de um processo de deconvolução (Computerized glow curve deconvolution analysis – CGCDA, Afrouxenidis et al, 2012), a dose equivalente De= (6,13􀵇 0,06)Gy foi encontrada através do método de regeneração total. A dose anual DA= (2,6 􀵇􀍲􀇡􀍵􁈻􀀃􀝉􀜩􀝕􀈀􀜽􀝊􀝋􀀃 foi determinada através dos teores de radioisótopos encontrados por AANI, U=2,3􀵇 0,1 ug/g, Th= 6,1􀵇0,4 ug/g e K=1,4􀵇􀍲􀇡􀍳 %. Utilizando esses valores foi encontrada a Idade de (2350 ± 40) anos para a amostra. Nosso estudo mostrou que esta Idade está de acordo com amostras de terracotas Tanagra da coleção do Museu Louvre de (2300 ± 400)anos. De fato, a Ruína Babilônica da Crônica de Esagila é um dos textos historiográficos da antiga Babilônia, que descreve na época da Monarquia Seleucida (268 AC), uma tentativa de reconstruir os templos da cidade que, de acordo com a linha 10 'IZI ŠUB = miqitti išâti, literalmente "queda de fogo". Concluímos que os modelos de idades foram aplicados com sucesso.

Como referenciar
TATUMI, SONIA H.; TUDELA, DIEGO R.G.; HAZENFRATZ, ROBERTO; YEE, MARCIO; MITTANI, JUAN C.R.; MUNITA, CASIMIRO S.; SILVA, RODRIGO P. da. Análise arqueométrica de um tijolo do período neobabilônico. In: SIMPÓSIO DE DATAÇÃO POR MÉTODOS FÍSICOS, 2. - APLICAÇÕES EM ARQUEOLOGIA E GEOCIÊNCIAS, 14-17 de fevereiro, 2017, São Paulo, SP. Resumo... p. 25-25. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27944. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento