Avaliação da qualidade da área costeira da região de Caraguatatuba utilizando conchas de organismos bivalves

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2019

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O processo desordenado da industrialização originou graves problemas de poluição para o meio aquático. Inúmeros episódios de contaminação de regiões costeiras, ocorridos no mundo todo, levaram muitos países a estabelecer extensos programas de monitoração, que incluem análises de águas, sedimentos e organismos marinhos, para diversos contaminantes orgânicos e inorgânicos. As concentrações de substâncias potencialmente tóxicas em água do mar são extremamente baixas e consideravelmente diversificadas no espaço e no tempo, tornando assim suas determinações complexas. O presente trabalho consiste em avaliar a exposição, os efeitos e a bioacumulação de contaminantes em conchas de mexilhões Perna perna e vôngole Anomalocardia brasiliana nativos, por um período de um ano (4 estações) em Praias de Caraguatatuba pela avaliação da bioacumulação sazonal dos seguintes elementos: As, Co, Cr, Fe, Se e Zn pelo métodos de análise por ativação com nêutrons instrumental (INAA), Cd e Pb chumbo por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GF-AAS) e Hg, por espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio (CV-AAS).

Como referenciar
PAULA, JOSE H. de; CATHARINO, MARILIA G.M.; THEOPHILO, CAROLINA Y.S.; SOUSA, EDUINETTY C.P.M. de; GASPARIO, MARCIA R.; LINS, CLAUDIO G.; SILVA, PAULO S.C. da. Avaliação da qualidade da área costeira da região de Caraguatatuba utilizando conchas de organismos bivalves. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 21-25, 2019, Santos, SP. Proceedings... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2019. p. 2934-2941. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30661. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções