Técnicas analíticas para o controle de resíduos de agrotóxicos em alimentos cítricos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista IPT
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, responsável pela exportação de três quartos de suco de laranja consumidos no mundo. Devido a posição de destaque na cadeia agroindustrial, a segurança alimentar é item fundamental para garantir a sustentabilidade produtiva, qualidade e competitividade de mercado. Dado a sua importância, com o objetivo de avaliar a qualidade dos citros, neste trabalho foram estudados três métodos de extração: “QuEChERS ORIGINAL”, “QuEChERS Acetato MODIFICADO” e extração Líquido-Líquido, com a utilização dos equipamentos GC/ECD e GC/MS para quantificação e confirmação dos analitos. O método QuEChERS está revolucionando o preparo de amostras de matrizes complexas, e neste estudo, foram avaliados a mudança de pH na extração bem como a proporção de amostra e adição de diferentes sais e adsorventes na etapa de limpeza da amostra (Clean Up) para a eficiência da extração dos ingredientes ativos. Parâmetros de qualidade analítica como seletividade/efeito matriz, linearidade, limite de detecção e quantificação foram estabelecidos para cinco agrotóxicos: Trifluralina, Clorotalonil, Clorpirifós, Dicofol e Azoxistrobina. Foram analisadas um total de 26 amostras de laranja Pêra e suco de laranja, coletadas em feiras livres, supermercados, sítios com produção local e restaurantes da cidade de São Paulo, dentre as quais, três amostras de suco analisadas durante o desenvolvimento apresentaram indícios do agrotóxico Dicofol, proibido pela legislação brasileira.

Como referenciar
MANHANI, KELLY C.; LACERDA, JOAO P.A. de; NAKANO, VIVIANE E.; CRUZ, LUCAS M.S.; COSTA, ALAN R.; BUSTILLOS, JOSE O.W.V. Técnicas analíticas para o controle de resíduos de agrotóxicos em alimentos cítricos. Revista IPT, v. 8, n. 23, p. 61-82, 2023. DOI: 10.29327/2152495.8.23-4. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34355. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções