Medicina do trabalho e os princípios básicos de proteção radiológica
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
O Mundo da Saúde, São Paulo
Resumo
As relações entre trabalhadores, pacientes e médicos diante dos princípios básicos de proteção radiológica, têm, neste trabalho, uma introdução histórica que dá ênfase ao seu desenvolvimento até se chegar ao período atual. É abordada a evolução dos conhecimentos científicos quanto aos benefícios e malefícios advindo da utilização das radiações ionizantes nas atividades humanas. Tais princípios (justificação, otimização e limitação) são tratados de modo a fornecer uma visão ampla de seus campos de aplicação. No princípio da otimização são introduzidas as técnicas de ajuda para a tomada de decisão utilizadas em proteção radiológica. No princípio da limitação de doses foi introduzido o conceito de limite vinculado a um determinado segmento da população ou a uma determinada atividade humana. Com relação ao atual relacionamento entre equipe médica e paciente, discute-se a mudança de filosofia no que diz respeito à dose de radiação ministrada, que deve ser mínima com relação aos objetivos de diagnose ou cura. Para tanto devem ser seguidas as recomendações da ICRP - International Commision on Radiological Protection. A radiação pode trazer benefícios desde que utilizada com racionalidade, eficiência e cuidados. A radiação não deve ser temida, mas respeitada.
Como referenciar
XIMENES, E.; GUIMARAES, M.I.C.; SORDI, G.M.A.A. Medicina do trabalho e os princípios básicos de proteção radiológica: antigos e novos paradigmas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 600-608, 2003. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5796. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.