Aplicação do modelo de dois componentes para cálculo de erro, à análise de dados de monitoração ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A análise e interpretação de resultados de um Programa de Monitoração Ambiental (PMA) envolvem estimativas de médias representativas do conjunto de dados que são fortemente afetadas pelos erros associados a cada medida. O modelo de dois componentes decompõe o erro analítico associado ao resultado de medição em um erro aditivo e um erro multiplicativo e descreve seu comportamento no domínio pleno das concentrações. Este trabalho descreve a aplicação deste modelo à análise de resultados gerados em um programa de monitoração ambiental. Os parâmetros do modelo, estimados através de ajuste, são usados para recalcular os desvios e as médias representativas são estimadas novamente. Estas médias incorporam, através da estimativa dos dois parâmetros do modelo, informações referentes a variações e desvios do protocolo analítico que ocorreram ao longo do período de aquisição de dados e também corrigem a distorção do uso de um modelo não adequado na estimação dos erros analíticos. Os resultados mostram que estas médias, estimadas considerando os erros originais, são menores que aquelas estimadas a partir dos erros previstos pelo modelo, indicando que os erros publicados foram subestimados.

Como referenciar
CARVALHO, M.A.G.; HIROMOTO, G. Aplicação do modelo de dois componentes para cálculo de erro, à análise de dados de monitoração ambiental. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 1147-1152, 2002. Parte 1Parte 1. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5956. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções