Diretrizes para avaliação do gasto ambiental no ciclo do combustivel nuclear

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Afonso Rodrigues de Aquino

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Este estudo teve como objetivo estabelecer diretrizes para realização da Contabilidade Ambiental no Ciclo do Combustível Nuclear, tendo como estudo de caso a Unidade de Produção de Hexafluoreto de Urânio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. A ciência contábil, em sua vertente Contabilidade Ambiental, fornece um conjunto de ferramentas aptas a mensurar os esforços de proteção, conservação, recuperação e monitoramento do meio ambiente na etapa de Conversão, que vai do concentrado de urânio, o yellow cake, até a fabricação do hexafluoreto de urânio. Foram realizadas pesquisas, visitas, levantamento do banco de dados, entrevistas e consultas ao Relatório Preliminar de Análise de Segurança para se obter o porcentual dos gastos relativos à preservação ambiental que a unidade estudada investiu em relação ao total do gasto do empreendimento. E também foi realizada a valoração da área verde preservada, sendo possível o levantamento do Balanço Ambiental.

Como referenciar
KOMATSU, CINTIA N. Diretrizes para avaliação do gasto ambiental no ciclo do combustivel nuclear. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. 2008. 104 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2008.tde-17082009-102743. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11712. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções