Monitoramento de águas de superfície densamente poluídas - O córrego Pirajuçara - localizado na Região Metropolitana de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exacta, São Paulo
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os córregos urbanos são sistemas dinâmicos, de elevada complexidade, que sofrem, continuamente, impactos dos despejos de indústrias e descargas domésticas, como o córrego Pirajuçara, localizado na região metropolitana de São Paulo. Este trabalho alia as medidas dos aspectos físicos, químicos e biológicos para avaliação da qualidade de água de córregos urbanos com eventos de enchente, que atravessa cidades com densa população. Para essa avaliação, desenvolveu-se um material adsorvente, que ficou imerso em águas urbanas poluídas, e foi submetido a uma série de análises que permitiram observar compostos tóxicos equivalentes aos existentes nos córregos analisados, principalmente quanto à presença de metais tóxicos, compostos orgânicos e eutrofização da água. Os resultados obtidos servem de apoio para estudos de outros rios, córregos, lagos e reservatórios densamente poluídos, localizados em áreas metropolitanas, como os córregos Aricanduva, Tamanduateí e tantos outros.

Como referenciar
ORTIZ, NILCE; GODOI, EVELYN L. de; POLAKIEWICZ, LILIAN; PIRES, MARIA A.F. Monitoramento de águas de superfície densamente poluídas - O córrego Pirajuçara - localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Exacta, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 245-257, 2008. DOI: 10.5585/exacta.v6i2.937. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4925. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções