Monitoramento de águas de superfície densamente poluídas - O córrego Pirajuçara - localizado na Região Metropolitana de São Paulo
Carregando...
Data
Data de publicação
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exacta, São Paulo
Resumo
Os córregos urbanos são sistemas dinâmicos, de elevada complexidade, que sofrem, continuamente, impactos dos despejos de indústrias e descargas domésticas, como o córrego Pirajuçara, localizado na região metropolitana de São Paulo. Este trabalho alia as medidas dos aspectos físicos, químicos e biológicos para avaliação da qualidade de água de córregos urbanos com eventos de enchente, que atravessa cidades com densa população. Para essa avaliação, desenvolveu-se um material adsorvente, que ficou imerso em águas urbanas poluídas, e foi submetido a uma série de análises que permitiram observar compostos tóxicos equivalentes aos existentes nos córregos analisados, principalmente quanto à presença de metais tóxicos, compostos orgânicos e eutrofização da água. Os resultados obtidos servem de apoio para estudos de outros rios, córregos, lagos e reservatórios densamente poluídos, localizados em áreas metropolitanas, como os córregos Aricanduva, Tamanduateí e tantos outros.
Como referenciar
ORTIZ, NILCE; GODOI, EVELYN L. de; POLAKIEWICZ, LILIAN; PIRES, MARIA A.F. Monitoramento de águas de superfície densamente poluídas - O córrego Pirajuçara - localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Exacta, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 245-257, 2008. DOI: 10.5585/exacta.v6i2.937. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4925. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.