Revisão das propriedades metabólicas do Bacillus subtilis e suas aplicações biotecnológicas favoráveis à biocenose
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Multidisciplinar em Saúde
Resumo
Introdução: O gênero Bacillus é considerado um grupo altamente heterogêneo de bactérias, catalogadas em 268 diferentes tipos de espécies e 7 subespécies, tem formato de bastonete e pertence a família Bacilaceae. Ações dessa bactéria não se limitam à promoção da saúde humana, se estendem a macro benefícios no ecossistema e, a consolida como ferramenta no combate ao desequilíbrio ambiental. Mediante os expressivos benefícios, algumas espécies se tornaram foco de relevantes estudos, como o Bacillus subtilis. Essa espécie possui características categóricas, como, pertencem as rizobactérias Gram-positivas e promotoras de crescimento de plantas, termófila, saprófita, produz catalase positiva, não patogênica e capaz de realizar esporulação para manutenção de sua demanda metabólica e inibe a esporulação de fungos. Além disso, sintetiza biossurfactantes e antibióticos com diversas aplicabilidades biotecnológicas, principalmente na biorremediação de solos e água contaminados. O B. subtilis expressa algumas características antimicrobianas, incluindo antifúngicas, e até mesmo nematicidas, esta última característica foi a menos subestimada, considerando as aplicações de tratamento para doenças de nematoides. Enfatizando a produção dos diversos antibióticos, entre eles, lantibióticos e outros, gerados de forma não ribossômica, outras substâncias secundárias, como os compostos policetídeos com propriedade farmacológica, conhecida popularmente por claritromicina e azitromicina. Um exemplo de antibiótico polipeptídico produzido pelo B.subtilis é a bacitracina. Objetivo: Elucidar a ação antimicrobiana e biossurfactantes do B.subtilis, caracterizando-as como propriedades singulares de seu metabolismo que contribuem na síntese de produtos biotecnológicos sem acometer o meio ambiente. Metodologia: Revisão bibliográfica sistemática em sites como: Pubmed, scielo e sciencedirect, utilizando os descritores: “Bacillus subtilis”, “biossurfactantes” e “antimicrobianos”. Resultados: Através da revisão literária foi possível observar um padrão das informações a respeito do Bacillus subtilis que foram tanto como estáveis em suas relações como de suas causalidades, gerando uma nova visão à biotecnologia a favor da vida. Conclusão: Partindo da premissa de que o B.subtilis é uma espécie promotora do equilíbrio da biocenose, essa revisão possibilitou unir informações à nova perspectiva da capacidade promotora do seus metabólitos, principalmente os biossurfactantes e os antimicrobianos que possuem inúmeras aplicabilidades biotecnológica e, a sua coexistência para o fazer o bem à biocenose.
Como referenciar
SILVA, MARIA E. da C.; RODRIGUES, RENATA B.; ULIAN, ANDRESSA A. Revisão das propriedades metabólicas do Bacillus subtilis e suas aplicações biotecnológicas favoráveis à biocenose. Revista Multidisciplinar em Saúde, v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.51161/rems/1157. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33320. Acesso em: 31 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.