Efeito dos parâmetros de soldagem no teste de tração por cisalhamento do aço avançado de alta resistência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2018

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Com o intenso avanço da tecnologia na área automobilística aumentou a busca por novos materiais e técnicas para melhorar a segurança e diminuir o peso das carrocerias. O presente artigo tem como objetivo estudar a resistência mecânica, por meio do ensaio de tração por cisalhamento, da união de chapas de aço avançado de alta resistência (AHSS), pela técnica de soldagem a ponto por resistência (RSW). Os materiais utilizados como corpos de prova neste experimento, foram chapas de aço de composição química 22MnB5, revestidas por AlSi, similar as usadas pela indústria automobilística. A soldagem foi realizada com dois parâmetros diferentes, sendo eles nomeados de P4 e P5. O parâmetro P4 uniu chapas sem tratamento térmico, já o parâmetro P5, uniu amostras iguais, porém com revenimento no ponto de solda. Os ensaios foram realizados, conforme a norma NBR D8.9, fixando as extremidades do corpo de prova na máquina de tração e aplicando uma força mecânica até o rompimento da amostra. O desvio padrão médio na categoria P4 foi de mais ou menos 1%, já no grupo P5, com revenimento no ponto de solda, o desvio padrão médio foi de mais ou menos 2%. As fraturas ocorridas, nos dois grupos, foram iguais as previstas em norma e mostrou que o botão permaneceu intacto e a fratura ocorreu a partir de um rasgamento entre a zona termicamente afetada pelo calor (ZTA) e o material de base (MB). De acordo com os ensaios realizados nos dois parâmetros de solda, P4 e P5, foi possível concluir que não houve melhora significativa no uso do padrão de revenimento no botão da solda, assim o parâmetro P4 obteve resultados mais viáveis para uma linha de produção automotiva. De uma forma geral, os resultados obtidos pelo teste de tração, confirmam que a técnica de soldagem a ponto para união do material de alta resistência, não gera malefício para o material.

Como referenciar
MARCELO, L.A.; LARA, J.A.C.; ROSSI, J.L.; COLOSIO, M.A.; MUCSI, C.S.; ROSSI, A. Efeito dos parâmetros de soldagem no teste de tração por cisalhamento do aço avançado de alta resistência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... p. 4808-4808. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29556. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento