Storytelling em organizações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Científica Hermes
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Um líder bem sucedido é, um bom contador de histórias. Storytelling (contar histórias) sempre foi um recurso fundamental nos grupos humanos: neles, as histórias são usadas para socializar, comunicar, liderar, planejar, pensar, ensinar, motivar, enganar, entender, advertir e tantos outros fins. Uma história marcante, contada e repetida pelos dirigentes de uma organização é, normalmente, mais motivadora para seus colaboradores do que manuais, normas e procedimentos escritos. No âmbito das organizações, os líderes geralmente se valem das competências em contar histórias (metáforas, parábolas, casos, chavões, piadas) para divulgar suas políticas, seus planos e modos de agir. Com base na literatura disponível, este trabalho apresenta um panorama sobre o tema, a fim de colaborar com a disseminação, para as organizações brasileiras, sobre a utilização de storytelling. Conclui-se que o storytelling se tornou mais uma ferramenta a ser utilizada pelos líderes, cujos resultados de sua aplicação ainda não foram divulgados de forma ampla, devido ao ineditismo do tema, tendo-se apenas alguns relatos de sua utilização.

Como referenciar
GIMENES, CELSO H.; MARIN, DEBORA C.L.; MARIN, JEFERSON R.; MELLO, ROBERTO C. de. Storytelling em organizações: uma ferramenta de gestão e liderança. Revista Científica Hermes, v. 3, p. 37-43, 2010. DOI: 10.21710/rch.v3i0.34. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28903. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções