Avaliação estrutural das tubulações de conexão com a nova bomba B1-B do circuito primário do IEA-R1
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Resumo
O objetivo deste relatório técnico é documentar a análise estrutural realizada para se avaliar relevância das modificações da tubulação nas regiões próximas aos bocais da nova bomba que irá substituir a “Bomba B1-B” do Circuito Primário do reator IEA-R1. O processo de aquisição da nova bomba foi realizado mediante licitação pública vencida pela empresa “Acqua Vitae Tecnologia de Bombeamento”, contrato nº 049/19, que engloba a sua instalação em campo.
A instalação da Nova Bomba B1-B no Circuito Primário do reator IEA-R1 consta das seguintes etapas:
√ instalação do conjunto motobomba sobre a estrutura de aço fixada sobre o concreto;
√ conexão da tubulação com o bocal de sucção;
√ √ tubulação conectada ao bocal não foi alterada;
√ √ foi introduzido o suporte SP-22 na válvula CP-VGV-02.
√ conexão da tubulação com o bocal de descarga;
√ √ trecho da tubulação conectada ao bocal da bomba antiga foi retirado;
√ √ foi introduzido um trecho de tubo reto para conectar a tubulação ao bocal.
Foi desenvolvida uma análise de tensões para se verificar o impacto, global e local, das modificações nas tubulações que conectam com os bocais da bomba.
O modelo de cálculo é o modelo da análise de tensões das tubulações do Circuito Primário do reator IEA-R1 da ref. [6], onde foi aplicado o critério de se desenvolver a modelagem da tubulação entre pontos de ancoragem. Deste modo, foram elaborados os seguintes modelos de cálculo:
√ Modelo de Cálculo #1 –
Tubulação entre o bocal de saída do Tanque de Decaimento e o bocal de sucção das bombas (B1A / B1B). Ver figura 5;
√ Modelo de Cálculo #2 –
Tubulação entre a descarga das bombas (B1A / B1B) e o bocal de entrada dos Trocadores de Calor (CBC & IESA). Ver figura 6.
Os resultados das máximas tensões equivalentes obtidos com a simulação numérica dos modelos de cálculo #1 e #2, na “Condição de Projeto” e “Condição de Operação” do Circuito Primário do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, atendem os limites prescritos pelo código ASME B31.1.
Como referenciar
FAINER, GERSON; FALOPPA, ALTAIR A. Avaliação estrutural das tubulações de conexão com a nova bomba B1-B do circuito primário do IEA-R1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Dezembro, 2021. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-139-00-RELT-002-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32931. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.