Caracterização metrológica dimensional, geométrica, superficial e de porosidade em scaffolds biopoliméricos com adição de fosfatos de cálcio e nióbio produzidos por manufatura aditiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Monica Beatriz Mathor

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A manufatura aditiva é um conjunto de tecnologias de construção de estruturas tridimensionais pela adição, camada a camada, de seu material de composição, reproduzindo modelos concebidos virtualmente por meio de softwares especiais. Scaffolds ou arcabouços, são estruturas que apresentam tal complexidade e que por isto, podem ser manufaturadas principalmente por estas tecnologias a partir de biomateriais. Com o objetivo de satisfazer os requisitos estruturais, os scaffolds foram fabricados a partir de biomateriais com propriedades adequadas aos tecidos que se pretende reparar, mas esses requisitos estruturais juntamente com as exigências geométricas tornam a fabricação dos scaffolds um processo complexo que exige elevados conhecimentos sobre as características dos materiais. Face ao exposto, esta dissertação visou avaliar a caracterização metrológica dimensional, geométrica e superficial em scaffolds desenvolvidos com materiais biopoliméricos. Os biomateriais processados por meio da manufatura aditiva também foram desenvolvidos, onde se utilizou o biopolímero policaprolactona (PCL) como material base e os biocompósitos de fosfato de cálcio e o pentóxido de nióbio como material de carga para elaboração dos biomateriais. Este estudo apresentou a manipulação dos parâmetros de impressão e a comparação entre os modelos tridimensionais projetados em softwares CAD e os modelos físicos resultantes da bioimpressão, finalizando com uma análise sobre a avaliação dimensional, geométrica e superficial das estruturas fabricadas e a determinação da porosidade.

Como referenciar
ATHAIDE, FERNANDO T. Caracterização metrológica dimensional, geométrica, superficial e de porosidade em scaffolds biopoliméricos com adição de fosfatos de cálcio e nióbio produzidos por manufatura aditiva. Orientador: Monica Beatriz Mathor. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2024.tde-20092024-103224. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48675. Acesso em: 24 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções