Responsabilidade social da energia nuclear para geração elétrica no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Gian Maria Agostino Angelo Sordi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Nesta tese enfocamos a energia nuclear para geração de energia elétrica no Brasil, com relação à sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, utilizando como referencial a NBR ISO 26000: Diretrizes sobre Responsabilidade Social; abordamos os conceitos de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, princípios, temas e questões associadas à governança organizacional; direitos humanos; práticas no trabalho; meio ambiente; práticas leais de operação; consumidor e desenvolvimento e envolvimento comunitário. Determinamos a importância das questões utilizando um questionário na internet. Avaliamos os resultados utilizando as técnicas de modelagem por equações estruturais (PLS-SEM) partial least square. Discorremos sobre as perspectivas sobre energia no mundo e no Brasil e o papel da energia nuclear em um futuro de energia de baixo carbono e ressaltamos que a energia nuclear é sustentável, porque internaliza todos os custos das suas externalidades e não gera gases de efeito estufa e se constitui na única tecnologia, madura e disponível, para dar conta da demanda global de energia, que deve dobrar ou triplicar neste século. Abordamos o diálogo entre a organização, suas partes interessadas e a sociedade enfocando a opinião pública e a energia nuclear na geração de energia elétrica no Brasil, com recomendações sobre prática e integração da responsabilidade social e ações com partes interessadas. Discutimos as dificuldades de comunicar à sociedade e às partes interessadas as vantagens e benefícios da energia nuclear, rompendo barreiras e preconceitos arraigados na sociedade e as diferenças entre a responsabilidade social desejada, relatada e percebida. Algumas das questões importantes são abordadas em conjunto com as evidências de atendimento e oportunidades de melhorias em seu endereçamento. Esta tese pode ser utilizada para facilitar a aceitação da energia nuclear, principalmete: Subsidiando a formulação de políticas publicas; No aprimoramento da educação e temas de ensino e; Na definição de campanhas de conscientização da população. A metodologia desenvolvida pode ser usada no diálogo qualificado com as PARTES INTERESSADAS e com a sociedade, pois: Identifica as questões importantes; Comunica as evidências de atendimento e; Permite demonstrar a sustentabilidade da energia nuclear.

Como referenciar
BIAZINI FILHO, FRANCISCO L. Responsabilidade social da energia nuclear para geração elétrica no Brasil. Orientador: Gian Maria Agostino Angelo Sordi. 2014. 127 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2014.tde-26012015-161136. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/25297. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções