Análise do perfil da expressão de canais de zinco no adenocarcinoma renal humano após quimioterapia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Maria Helena Bellini

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O Carcinoma de células renais (CCR) representa, aproximadamente, 90% das neoplasias malignas renais, e é o mais agressivo dos tumores urológicos. Seu subtipo patológico mais frequente é o de células claras (CCRcc), frequentemente associado a mutação do gene supressor de tumor de Von Hippel-Liundal (VHL). O Temsirolimus (TEM) é um fármaco de terapia-alvo, com ação antiangiogênica e antiproliferativa que atua como um inibidor seletivo da via da Mammalian target of rapamycin (mTOR). O Zn é um elemento essencial para o metabolismo e homeostase celular. A família de transportadores responsáveis pelo controle homeostático do Zn são o ZnT e a família de transportadores ZIP. Dada a a importância do elemento Zn para a homeostase celular e a escassez de trabalhos encontrados sobre os mecanismos de controle de sua homeostase, o objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil da expressão dos transportadores de Zn em células normais do túbulo proximal renal e no adenocarcinoma renal humano de células claras e o perfil da expressão dos transportadores das células do adenocarcinoma renal após o tratamento com TEM. Desta forma, foi verificada a avaliação da expressão do RNAm dos canais de Zn das amostras HK-2, 786-0 e 786-0/TEM pela técnica de Real Time q-PCR e a avaliação da expressão proteica dos grupos de amostra pela técnica de Western Blotting. Houve concordância entre resultados das duas técnicas empregadas. Verificou-se uma diminuição significativa na expressão dos canais ZnT1 e ZIP10 e um aumento significativo na expressão do canal ZIP11 na linhagem 786-0 quando comparado ao HK-2. Após o tratamento da linhagem 786-0, os canais ZnT4, ZIP10, ZIP11 e ZIP14 apresentaram uma diminuição significativa. O único canal que não apresentou diferença de expressão entre os grupos avaliados foi o ZIP4. Os resultados obtidos apresentam uma diferença no perfil de expressão entre a linhagem tumoral e a linhagem normal. Observou-se que o tratamento quimioterápico modulou a expressão dos canais transportadores de forma negativa.

Como referenciar
OLIVEIRA, SORAIA B. de. Análise do perfil da expressão de canais de zinco no adenocarcinoma renal humano após quimioterapia. Orientador: Maria Helena Bellini. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2022.tde-10032023-124258. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34127. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções