Economia circular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2025

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 21.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A valorização dos co-produtos industriais é de grande importância para o meio ambiente e saúde humana. A Economia Circular é uma alternativa para esse cenário, onde são aplicados no processo os conceitos de reuso, reaproveitamento e reciclagem visando uma produção mais sustentável. Neste estudo, cinzas sulfatadas de carvão mineral geradas no processo de dessulfurização dos gases da queima de carvão mineral foram utilizadas como material de partida para a síntese de compostos de silicatos de cálcio hidratados (C-S-H) pelo método de duas etapas (fusão alcalina seguida de tratamento hidrotérmico). Os seguintes parâmetros que afetam a síntese foram avaliados: tempo de fusão, tempo de agitação e volume de água para o tratamento hidrotérmico alcalino das amostras. As cinzas e os produtos obtidos foram caracterizados por fluorescência de raios-X e difração de raios-X. De acordo com os resultados das caracterizações, a maior cristalinidade de compostos C-S-H foi identificada no produto sintetizado nas seguintes condições: tempo de fusão – 1 h; volume de água para a agitação para o tratamento hidrotérmico – 200 mL; e tempo de agitação – 6 h. A reutilização das cinzas como matéria-prima para a síntese de compostos de silicatos de cálcio hidratados foi efetiva, atendendo aos objetivos da pegada sustentável.

Como referenciar
ALCANTARA-DOMINGOS, RAQUEL R.; SANTOS, ANA C. C. dos R.; FUNGARO, DENISE A. Economia circular: desenvolvimento de compostos de silicato de cálcio hidratado visando o aproveitamento sustentável de resíduo da indústria carbonífera. In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 21., 22-25 de outubro, 2025, Poços de Caldas, MG. Anais... Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49615. Acesso em: 22 Apr 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções