Método computacional para determinação do coeficiente relativo de dispersão fotoelástica em amostras de materiais fotoelásticos a partir dos dados de fotoelasticidade por transmissão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2022

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Segundo a Lei óptica das tensões, o coeficiente relativo de dispersão fotoelástico é o resultado da relação entre as diferenças de tensões internas e as diferenças de índices de refração, provocadas por esforços externos, em materiais fotoelásticos, que têm a propriedade da birrefringência temporária. Em geral o coeficiente relativo é uma propriedade do material e função do comprimento de onda da luz que o atravessa. Em Fotoelasticidade, há uma grande dificuldade em encontrar este coeficiente, pois as determinações dos parâmetros ópticos são muito complicadas e indiretas, levando a resultados com baixa acurácia. Este trabalho mostra que existe uma relação direta entre os esforços externos e as tensões internas e, também, entre as deformações internas e os índices de refração. Consequência disto, o coeficiente relativo de dispersão fotoelástica pôde ser determinado pela relação entre os esforços externos e as deformações estatísticas internas. Os resultados foram comparáveis à literatura com uma melhoria da acurácia da ordem de 15%, devido à utilização de um método computacional fundamentado em teoria de erros e um processamento que utilizou uma grande quantidade de informações cedidas por uma técnica de fotoelasticidade por transmissão que utilizou um dispositivo automático para compressão das amostras.

Como referenciar
PRADO, F.M.; UTIYAMA, K.A.; TOFFOLI, D.J.; OUTA, R.; DA SILVA, S.L. Método computacional para determinação do coeficiente relativo de dispersão fotoelástica em amostras de materiais fotoelásticos a partir dos dados de fotoelasticidade por transmissão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24., 6-10 de novembro, 2022, Águas de Lindóia, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33833. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento