Desenvolvimento e implementação de um sistema piloto otimizado para a gestão de biotérios de roedores

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Data de publicação:
Orientador
Daniel Perez Vieira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A utilização de animais em procedimentos biomédicos é uma prática amplamente difundida, envolvendo mais de 115 milhões de animais anualmente. Estes animais, obrigatoriamente, devem viver dentro de instalações adequadas denominados de biotérios, que, por sua vez, deve oferecer bem-estar aos animais seguindo, o conceito dos 3R’s. Além disto, os biotérios devem seguir normas e leis que visam a saúde, o bem-estar, a segurança e o correto funcionamento dos mesmos, contudo, cada biotério tem suas especificidades e particularidades. Devido a alta demanda de trabalho e normas a serem seguidas, a gestão de um biotério deve ser otimizada e contar com auxílio de ferramentas tecnológicas, contudo, no Brasil este tipo de gestão ainda não existe. O atual modelo de gerenciamento no Brasil, que muitas vezes depende de métodos rudimentares, impacta negativamente a eficiência na administração de recursos humanos, de materiais e, inclusive, dos animais. Deste modo, o objetivo do presente projeto foi criar um sistema piloto automatizado, customizável e inovador para otimizar a gestão de biotérios e atender às principais demandas. Para a criação da primeira versão do programa, foram utilizadas as ferramentas da Microsoft Power Apps, Sharepoint e Power Automate respectivamente. Os resultados demonstram que foi possível criar um programa simples e acessível, que atende às principais demandas do biotério Nanci do Nascimento, no IPEN. Este programa foi testado diversas vezes e com diferentes colaboradores e funcionou perfeitamente, conforme o esperado. Com base nestes resultados, concluímos que conseguimos criar um programa de computador que funciona como uma ferramenta tecnológica e inovadora para otimizar a gestão de biotérios de modo customizável, assim, atendendo às particularidades de cada instituição.

Como referenciar
RODRIGUES, ALEX A. Desenvolvimento e implementação de um sistema piloto otimizado para a gestão de biotérios de roedores. Orientador: Daniel Perez Vieira. Coorientador: Marlos Cortez Sampaio. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47986. Acesso em: 22 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento