Obtenção de um copo mais sustentável

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

InterfacEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir apresentando tanto as características de fibras naturais de cana-de-açúcar e de coco verde, como avaliar à resistência à compressão dos biocompósitos. No processo de mercerização foram testadas as concentrações de hidróxido de sódio e na fabricação de copos de polietileno, foram adicionadas fibras com concentrações de 3%, 5% e 7% em massa. Na fabricação de copos por processo de injeção foram adicionadas fibras como reforço do polímero de alta densidade. As fibras naturais foram tratadas por processo de mercerização e caracterizadas por meio das técnicas de picnometria por gás hélio, fluorescência por raios X, análise termogravimétrica e microscopia eletrônica de varredura, evidenciado que o processo é adequado para obtenção de fibras sem a presença de celulose ou hemicelulose. Verificou-se que as fibras naturais com concentrações de 5% em massa apresentaram maiores resistência a tração.

Como referenciar
SEO, E.S.M.; SILVA, N.S. da; BARBOSA, I.T.F.; ATHIE, A.A.R.; LUCA, A.C. de. Obtenção de um copo mais sustentável: preparação e caracterização de fibras naturais e de biocompósitos. InterfacEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 14, n. 2, p. 3-12, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30843. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções