Avaliação da atividade glicocorticogênica em águas superficiais do estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Jose Roberto Rogero

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O monitoramento da qualidade dos ambientes aquáticos é uma importante ferramenta para o diagnóstico da qualidade da água com vistas à proteção da saúde da população, manutenção do equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento de ações de recuperação de corpos hídricos já comprometidos por atividades antrópicas. A inclusão de contaminantes emergentes, muitos dos quais atingem os corpos d´água por meio de descargas de esgotos domésticos, nos programadas de monitoramento é fundamental para a avaliação da real qualidade dos recursos hídricos e entendimento sobre os possíveis efeitos desses compostos no ambiente. O objetivo desse estudo foi investigar a ocorrência de glicocorticoides em águas superficiais do Estado de São Paulo por meio do bioensaio in vitro GR-CALUX e avaliar possíveis correlações com atividade estrogênica e outros parâmetros indicadores de contaminação por esgotos com o intuito de direcionar futuras escolhas de novos pontos de monitoramento para esse parâmetro. Entre 2018 e 2020 foram avaliados 19 pontos de coleta, entre rios e reservatórios, totalizando 70 ensaios para atividade glicocorticogênica. Embora a maior parte dos resultados obtidos esteja abaixo do limite de quantificação do método, na ordem de ng eq. Dexametasona.L-1 , os pontos Rio Capivari, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto e Ribeirão dos Meninos apresentaram resultados quantificáveis entre 2,2 e 44 ng eq. Dexametasona.L-1. Foram identificadas correlações diretas com os parâmetros nitrogênio amoniacal, nitrogênio kjeldahl total, fósforo, Escherichia Coli, carbono orgânico total, demanda bioquímica de oxigênio e atividade estrogênica e correlação inversa com os resultados para oxigênio dissolvido, corroborando a ligação entre a presença dessa classe de fármacos com o lançamento de esgotos nos corpos d´água. O agrupamento dos locais estudados de acordo com os resultados obtidos pode ser usado como base para escolha de futuros locais de amostragem e investigação da ocorrência de atividade glicocorticogênica em outros corpos d´água. Embora os efeitos imediatos na saúde humana sejam improváveis, a presença ambiental de compostos glicocorticogênicos na faixa de ng.L-1 indica a necessidade de estudos mais detalhados para o estabelecimento da identidade dos compostos ativos, identificação e compreensão dos efeitos ecotoxicólogicos crônicos e avaliação os riscos humanos e ecológicos envolvidos.

Como referenciar
SILVA, RENAN L. de O. Avaliação da atividade glicocorticogênica em águas superficiais do estado de São Paulo. Orientador: Jose Roberto Rogero. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2021.tde-29042022-142211. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33116. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções