Desenvolvimento de um modelo simples de tomografo por emissão de pósitrons utilizando a eletrônica PETSYS TOFPET2

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2023

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 27.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Introdução: A tomografia por emissão de pósitrons é utilizada em diversas áreas, como estudos de novos fármacos, e pesquisas translacionais e imagem molecular. Nesse âmbito, este trabalho visa a partir da Eletrônica de detecção PETSYS TOFPET2 elaborar um protótipo de sistema de tomografia por emissão de pósitrons, para utilização em estudos pré-clínicos envolvendo pequenos animais. Materiais e Métodos: Utilizamos a eletrônica de detecção PETSYS TOFPET2 para a montagem de um arranjo experimental composto por dois cristais segmentados, no qual uma fonte de 22Na localizada no centro do sistema, pode ser rotacionada de modo a obter distintos ângulos de aquisição permitindo a obtenção da imagem. Resultados e Discussões: Os distintos ângulos coletados foram organizados e processados de modo obter os sinogramas, utilizados para a reconstrução tomográfica. Conclusões: O sistema em desenvolvimento mostrou-se capaz de adquirir e montar os sinogramas para aquisições com fonte rotante, entretanto, os resultados apresentados são apenas preliminares, sendo necessários estudos mais aprofundados da resposta do sistema de modo a obter imagens de melhor qualidade.

Como referenciar
RAED, M.D.; BONIFACIO, D.A.B.; MORAES, E.R. Desenvolvimento de um modelo simples de tomografo por emissão de pósitrons utilizando a eletrônica PETSYS TOFPET2. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 27., 12-15 de junho, 2023, São Pedro, SP. Resumo... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica - ABFM, 2023. p. 65-65. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34422. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento