Blue diode pumped solid state laser for short pulse, large bandwidth Tl:saphire pumping

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Lasers emitindo no azul vêm sendo largamente utilizado em diversas aplicações como por exemplo "Blue Ray", "LCD", e podem representar uma excelente fonte de bombeio para o meio ativo Ti:safira. Neste trabalho utilizamos um cristal de Nd:YAG. com "d iffusio n bonded end-caps" e um bombeamento com diodo semicondutor no comprimento de onda de 803nm. dessintonizado do pico de absorção 808nm de neodímio. a fim de minimizar os efeitos de lente térmica do Nd:YAG. Dessa forma, conseguiu-se uma melhor distribuição de temperatura dentro do cristal. Testando diferentes raios de curvatura para os espelhos da cavidade. obteve-se a melhor relação entre a cintura do feixe de bombeio e feixe laser, alcançando 6, 75W cw de potência de saída laser em 946 nm e "slope efflciency" de 48%. Em um segundo passo foi inserido, em diferentes tipos de cavidades, um cristal dobrador de freqüência para obtenção de emissão no azul em 473nm, e a potência de saída azul foi medida em função da potência absorvida.

Como referenciar
NOGUEIRA, GUSTAVO B.; CAMARGO, FABIOLA de A.; JAKUTIS NETO, JONAS; VIEIRA, RENATO J.R.; WETTER, NIKLAUS U. Blue diode pumped solid state laser for short pulse, large bandwidth Tl:saphire pumping. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 12, n. 1, p. 46-50, 2010. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5618. Acesso em: 27 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções