Parques tecnologicos - propondo um modelo conceitual para regioes urbanas - o parque tecnologico de Sao Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Jose Roberto Rogero

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Este trabalho propõe um modelo conceitual de Parque Tecnológico adaptado aos requisitos da sociedade do conhecimento, contextualizado para regiões urbanas, de média a densamente povoadas, ou metropolitanas. O modelo é particularizado para a cidade de São Paulo, focalizando o entorno da Cidade Universitária - campus da Universidade de São Paulo, na capital, região onde se encontra uma grande densidade de instituições de pesquisa e organizações de apoio ao desenvolvimento científico e à inovação tecnológica, tais como: o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto Butantã e o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC). O modelo considera a alteração da vocação econômica da cidade de São Paulo, a mudança física de empresas de grande porte de setores tradicionais, a alta taxa de desemprego e o mercado extremamente competitivo, fatos esses que são desafios para a implementação de políticas que possibilitem a substituição de atividades declinantes por atividades nascentes, mais competitivas e que auxiliem na atração de investimentos para a cidade. Para apoiar o desenvolvimento do modelo, é construido um panorama de experiências nacionais e estrangeiras em parques tecnológicos, detalhando aspectos estratégicos, estruturais, gerenciais e operacionais, tendo sido analisadas sete experiências nacionais e três experiências internacionais, por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa e entrevistas. O modelo conceitual é elaborado tomando por base três pilares que se apresentam importantes para o sucesso das experiências analisadas durante a pesquisa de campo, a saber: a dinâmica das relações entre os atores envolvidos, a inserção e relação com o meio urbano e as características das empresas e respectivos estágios de desenvolvimento. O modelo proposto reúne quatro grupos de atividades no seu contexto: as atividades de um centro incubador de empresas tecnológicas; as atividades das empresas graduadas ou maduras e micro e pequenas e médias empresas, externas ao sistema, baseadas no conhecimento, bem como instalações de pesquisa e desenvolvimento de grandes corporações em parceria com instituições de pesquisa instaladas na região, e as atividades do Parque Tecnológico propriamente dito, entidade que suporta as ações previstas no modelo. O presente modelo propõe um passo além da idéia de estruturação de um parque urbano, prevendo um núcleo gestor e coordenador, composto por algumas de suas estruturas organizacionais, e a disseminação desse parque na cidade, permitindo irradiar ações coordenadas no meio urbano.

Como referenciar
ZOUAIN, DESIREE M. Parques tecnologicos - propondo um modelo conceitual para regioes urbanas - o parque tecnologico de Sao Paulo. Orientador: Jose Roberto Rogero. Coorientador: Guilherme Ary Plonsk. 2003. 248 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2003.tde-27032014-134435. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11034. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções