Avaliação da estabilidade da solução de Fricke xilenol gel ao longo do tempo em diferentes condições de armazenamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2023

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 27.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Introdução: O Fricke Xilenol Gel (FXG) é um dosímetro químico considerado tecido equivalente. A resposta do FXG se dá pela oxidação radio-induzida de Fe+2 em Fe+3. Porém esta oxidação pode ocorrer naturalmente por diversos fatores como temperatura e exposição à luz, e por isso faz necessário avaliar tal comportamento ao longo dos dias em diversas condições. Materiais e Métodos: Amostras de FXG foram preparadas utilizando o protocolo estabelecido previamente e foram divididas em duas partes. Em uma das partes foi adicionado formaldeído como dopante. Ambas as partes foram divididas em quantidades iguais e mantidas em diferentes temperaturas. A análise das amostras foi realizada através de dados de absorbância coletados com um espectrofotômetro ao longo de vários dias. Resultados e Discussões: Foram observadas diferenças na oxidação natural entre as amostras mantidas em refrigeração e aquelas mantidas em temperatura ambiente. Também foram observadas diferenças entre as amostras com e sem formaldeído . Conclusões: As amostras mantidas em refrigeração apresentaram uma oxidação natural muito inferior àquelas mantidas em temperatura ambiente.

Como referenciar
TALACIMON, C.; MEDEIROS, I.; RODRIGUES, P.; TEODORO, L.; RIGO, M.; GESSERAME, M.; TAVARES, P.; BURIN, A.; NOGUEIRA, T.; ROSERO, W.; ZEITUNI, C.; ROSTELATO, M. Avaliação da estabilidade da solução de Fricke xilenol gel ao longo do tempo em diferentes condições de armazenamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 27., 12-15 de junho, 2023, São Pedro, SP. Resumo... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica - ABFM, 2023. p. 89-89. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34426. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento