Formação continuada e desenvolvimento profissional docente
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Cuadernos de Educación y Desarrollo
Resumo
O trabalho apresentado destaca o panorama de autores que se dedicaram ao estudo do desempenho profissional docente, sob a ótica de uma formação continuada e suas nuances. Foi realizada pesquisa em referenciais teóricos principais da temática, onde foram alcançadas visões convergentes e divergentes sobre o objeto. Acadêmicos brasileiros e estrangeiros são aqui citados, os quais analisaram o ambiente escolar nacional e do exterior. Verificou-se que a formação continuada é fator preponderante para o desempenho docente e discente. O estudo traz uma introdução, seguida da revisão de literatura e da metodologia aplicada de natureza qualitativa-exploratória. Os achados e sua discussão vêm a seguir, com a cronologia desde trabalhos dos anos 1970 até a década atual, de 2020. É realizado comentário sobre os diplomas legais do Brasil que se relacionam ao tema. São mostrados alinhamentos e contrapontos entre autores. Concluiu-se que o propósito da formação continuada é aprimorar a qualidade do ensino em sala de aula, tornando-se, portanto, um elemento crucial no processo de desenvolvimento, tanto para os formados de longa data como para os professores iniciantes.
Como referenciar
ALMEIDA, MADISON C. de; SANTANA, DONIZETE dos S.; EUGENIO, CESAR A.; ANDRADE, DELVONEI A. de. Formação continuada e desenvolvimento profissional docente: referencial teórico de cinco décadas. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 8, p. 1-23, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n8-067. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48793. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.