Estudo de vidros de telureto codopados com Yb3+/Er3+ para aplicações como amplificadores ópticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A conversão ascendente do Er3+ em vidros de telureto e fibras de telureto (TeO2-GeO2-PbO) é investigada neste trabalho em função da variação da concentração de Yb3+. Esses vidros apresentam baixa energia de fônon (~700 cm-1), alto índice de refração (~2), ampla janela de transmissão (350 nm – 6500nm). Como resultado, observamos um aumento das emissões nas regiões do verde e do vermelho com o aumento da concentração de Yb3+. Cabe ressaltar que a emissão na região do vermelho foi mais afetada que o verde pelo aumento da concentração de Yb3+. O mesmo comportamento foi observado nas fibras de telureto, obtidas por puxamento manual, feitas a partir da mesma composição vítrea. A literatura não apresenta resultados desta natureza para vidros de telureto.

Como referenciar
JAKUTIS NETO, JONAS; AMANCIO, CARLOS T.; KASSAB, LUCIANA R.P.; WETTER, NIKLAUS U. Estudo de vidros de telureto codopados com Ybsup(3+)/Ersup(3+) para aplicações como amplificadores ópticos. Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, v. 28, p. 34-37, 2010. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4615. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções