Caracterização dosimétrica do LiF-NRPB para calibração de aplicadores clínicos de betaterapia
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Radiation Sciences
Resumo
A National Radiological Protection Board era uma instituição que trabalhava com radioproteção pessoal e utilizava materiais dosimétricos de LiF. Um destes materiais, empregado antigamente na rotina de trabalho da instituição, consiste de uma placa de liga de alumínio, onde dois discos de politetrafluoroetileno carregados com fluoreto de lítio são retidos por anéis de alumínio. São oficializados, no Sistema Único de Saúde, procedimentos radioterápicos em betaterapia dérmica, betaterapia oftalmológica e betaterapia para profilaxia de pterígio. Na norma NN 3.01, “Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica”, exige-se a calibração regular destes aplicadores. O objetivo deste trabalho foi caracterizar dosimetricamente as amostras de LiF-NRPB, verificar se são adequadas para utilização em um sistema para calibrações de aplicadores clínicos de betaterapia e identificar se há a possibilidade de novas aplicações dosimétricas.
Como referenciar
LITVAC, D.; CALDAS, L.V.E. Caracterização dosimétrica do LiF-NRPB para calibração de aplicadores clínicos de betaterapia. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2020. DOI: 10.15392/bjrs.v8i1A.1087. Disponível em: http://200.136.52.105/handle/123456789/31595. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.