Impacto dosimétrico de curvas CT-to-ED em irradiações de próteses e heterogeneidades de alto número atômico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2019

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A presença de próteses em radioterapia normalmente está associada a limitações no planejamento e a imprecisão no cálculo de dose. Embora existam algoritmos precisos de correção de heterogeneidade, a principal dificuldade está no estabelecimento de curvas de correção CT-to-ED para altos valores de HU. A maioria dos tomógrafos trabalha em 12 bits, saturando em torno de 3070 HU, no entanto já existem equipamentos de 16 bits que não saturam na presença de materiais de alto número atômico (Z). O objetivo deste trabalho foi avaliar, em irradiações de heterogeneidades de alto Z, o ganho dosimétrico quando são utilizadas curvas de correção que incluem altos valores de HU. Os resultados indicaram uma dependência significativa das curvas com o tomógrafo avaliado, impactando diretamente na correção de heterogeneidades e causando desvios de até 11,3% em termos de atenuação.

Como referenciar
RODRIGUES, BRUNO L.; MAISTRO, CARLOS B.; FLOSI, ADRIANA A.; BERTOTTI, VICTOR A.; YORIYAZ, HELIO; NUNES, MAIRA G. Impacto dosimétrico de curvas CT-to-ED em irradiações de próteses e heterogeneidades de alto número atômico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24., 21-24 de agosto, 2019, Santos, SP. Resumo expandido... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32172. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento