Análise quantitativa de solo por Espectrometria de Fluorescência de Raios X (WDXRFS)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O desenvolvimento de novas tecnologias tem empregado muitas substâncias compostas por metais, conseqüentemente gerando rejeitos para o meio ambiente. Existe hoje uma preocupação muito grande em gerenciar e controlar processos que contribuem para a degradação ambiental. Este trabalho tem como objetivo estabelecer um método de análise para a determinação quantitativa de macros e micros constituintes do solo, utilizando-se a Técnica de Espectrometria de Fluorescência de Raios X por Dispersão de Comprimento de Onda (WD-XRFS) e o Método de Parâmetros Fundamentais, que não utiliza curvas de calibração individuais em suas determinações. As vantagens desta metodologia são: utilização de pequena quantidade de amostra, alta precisão e sensibilidade nas determinações dos analitos estudados; não utilização de tratamentos químicos na preparação de amostras; rapidez e custo relativamente baixo. A metodologia foi validada analisando-se cinco materiais de referência certificados, CRM-2704 - Buffalo River Sediment (NIST), JB2, JG1 e JG1a - Geological Survery of Japan (GSJ) e SL-3 - Lake Sediment (AIEA). Uti lizou-se um espectrômetro de fluorescência de raios X RIGAKU, modelo RIX 3000, 1996 do Laboratório de Fluorescência de Raios X, Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo. O limite de determinação para os macro-constituintes estão compreendidos entre 0,01 a 0,2 % e para os micro-constituintes 5 μg/g, a 100 μg/g. Os analitos estudados foram: SiO2, TiO2, Al2O3, Fe2O3, MnO, MgO, CaO, Na2O, K2O, P2O5, Ag, As, Cd, Ce, Cr, Cu, Ga, Hg, La, Nd, Ni, Pb, Rb, Se, Sr, V, Y, Zn e Zr. Esta metodologia foi desenvolvida para apoiar estudos de impactos ambientais, porém, está também, fornecendo suporte para a caracterização de argilominerais em processos de altas tecnologias.

Como referenciar
SCAPIN, M.A.; SALVADOR, V.L.R.; LIMA, N.B.; SCAPIN, V.O. Análise quantitativa de solo por Espectrometria de Fluorescência de Raios X (WDXRFS). Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 1007-1014, 2002. Parte 1. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5974. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções