Estudo da viabilidade tecnica do emprego do bambu da especie Bambusa vulgaris Schard. como carvao vegetal
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Jose Roberto Martinelli
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica do emprego do bambu da espécie Bambusa vulgaris Schard. como uma alternativa para a produção de carvão vegetal. As amostras de bambu da espécie Bambusa vulgaris Schard., com idade de dois anos, foram carbonizadas a 400 ºC, 600ºC e 800 ºC, em forno elétrico laboratorial. Foi utilizado como padrão comparativo, para verificação da viabilidade técnica do carvão, uma madeira de Eucalyptus saligna. Estas amostras foram caracterizadas pela análise elementar, analise imediata, densidade, rendimento em massa e poder calorífico. Os resultados mostraram que em escala de laboratório, a obtenção do carvão vegetal, a partir de carbonização do bambu da espécie Bambusa vulgaris schard. é viável, portanto podendo ser inclusive uma proposta para utilização em escala industrial.
Como referenciar
COSTA, TANIA M. de S. Estudo da viabilidade tecnica do emprego do bambu da especie Bambusa vulgaris Schard. como carvao vegetal. Orientador: Jose Roberto Martinelli. 2004. 61 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2004.tde-11052022-122618. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11227. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.